22 de janeiro de 2007

A deficiência e as religiões ...

Para os mais atentos leitores deste blogue este post pode parecer estranho. No entanto acho que se justifica, há coisas que não necessitam de ficar no recato das caixas de comentários. Reproduzo em seguida um comentário do Luis Oliveira sobre a defeciência no contexto do culto da reencarnação nas culturas orientais (daqui).

Direi que independente do que se pensar sobre o aborto eugénico (e importa aqui cultivar algum silêncio para que o ruido não tome conta dos nossos cérebros) a forma como a deficiência é enquadrada no contexto da crença na reencarnação é para mim completamente inaceitável.

As pessoas portadoras de deficiência sofrem imenso, muitas vezes são tratadas como monstros pelos outros. Eu próprio presenciei uma situação destas uma vez que fui ao cinema com uma prima minha que tem o lábio leporino. Apeteceu-me correr à estalada um bando de adolescentes que estavam junto de nós pela forma como olhavam a minha prima.

Naste contexto a crença na reencarnação torna tudo pior ao culpablizar os portadores de deficiencia pela sua deficiência afirmando que esta serve para espiar os pecados cometidos na vida anterior.

Acrescentarei que o que se passa na religião cristã não é muito diferente, se por um lado não existe o elemento de culpabilização referido pelo Luis Oliveira no seu texto, por outro o sofrimento é apresentado como uma provação dizendo-se que o ser humano "tem recursos" para lidar com a "provação". Terá?!

Ainda assim reconheço que a vida de Cristo está pulvilhada de milagres. Não me refiro aos milagres, no sentido mágico do termo (que de resto Cristo evitava a todo o custo), refiro-me isso sim aos milagres da boa vontade. Esses sim verdadeiros e em boa verdade milagres maiores.

Sem comentários:

Arquivo do blogue

Powered by Blogger


View My Stats