Até que idade pensas que te vais divertir?

"A receita para construir uma bomba atómica é um segredo difícil de desvendar ou está ao alcance de qualquer pessoa com sólidos conhecimentos de física? A resposta é conhecida há cerca de 40 anos. Foi dada por três jovens físicos norte-americanos, contratados pelo Laboratório Nacional Lawrence Livermore, na Califórnia, para tentarem conceber uma bomba nuclear a partir do zero.
(...) Será que qualquer país conseguiria controlar a energia libertada pela fissão dis átomos, ou seria preciso um génio, como Robert Oppenheimer, que liderou o Projecto Manhattan?
Foi para responder a esta pergunta que o Laboratório Lawrence Livermore (rival de Los Alamos, onde tinha sido criada a bomba) contaratou investigadores, realtou em 2003 Dan Stober na revista Bulletin of the Atomic Scientists, uma organização contra a proliferação nulear criada por muitos cientistas ligados à bomba atómica, incluindo Albert Einstein.
(...)
As regras do jogo eram «descobrir se é possível conceber um explosivo nuclear credível, com um esforço modesto de poucas pessoas com boa formação e sem acesso a fontes classificadas. O objectivo é desenvolver planos para um explosivo nuclear que permitisse a uma pequena nação ganhar uma vantagem significativa em termos internacionais.» Deveriam imaginar-se cientistas com as condições que teriam os de um pequeno país não industrializado.
Mesmo nesses tempos pré-Internet, o projecto foi um sucesso. Dobson e Selden conseguiram, em 1967, um desenho aplicável à construção de uma bomba de plutónio. (...)" Clara Barata na página 4 da edição em papel do Público de hoje.
Popper era capaz de ter alguma razão ...

Sem comentários:
Enviar um comentário